CONSEG JARDIM CAMBURI FAZ DOIS ANOS DE CRIAÇÃO
Data de Publicação: 17 de março de 2023 21:17:00 CONSEG JARDIM CAMBURI FAZ DOIS ANOS DE CRIAÇÃO (Proposta Deputado Gandini - Monção de aplauso) PROPOSTA FULANO DE TAL – NOME DO HOMENAGEADO Em reconhecimento, ao eficiente trabalho desenvolvido como membro do Conselho Comunitário de Segurança com Cidadania de Jardim Camburi - Conseg JC, momento em que comemora dois anos de existência, nossos agradecimentos pelo sucesso dos projetos e ações integrativas, social, comunitário e prevencionista junto à comunidade, e o registro do vosso compromiss
CONSEG JARDIM CAMBURI FAZ DOIS ANOS DE CRIAÇÃO
Em reconhecimento, ao eficiente trabalho desenvolvido como membro do Conselho Comunitário de Segurança com Cidadania de Jardim Camburi - Conseg JC, momento em que comemora dois anos de existência, nossos agradecimentos pelo sucesso dos projetos e ações integrativas, social, comunitário e prevencionista junto à comunidade, e o registro do vosso compromisso com a comunidade tem sido com seu bem-estar e para paz social em Vitória. Fica registrado nossos aplausos.
|
Justificativa:
BREVE HISTÓRICO
A gestão democrática da segurança no estado tem sua gênese com a criação do Conselho Interativo de Segurança de Guaçuí/CISEG em 1994, idealizado pelo então Capitão Júlio César Costa. Pela primeira vez se reuniam prefeito, vereadores, juízes, promotores representantes da PM, PC, Igrejas e comércio para discutirem e solucionarem problemas de forma organizada e permanente.
A Polícia Militar adota a política de implantação e implementação da Policia Interativa, aos moldes de Guaçuí, criando mais 100 conselhos em todo estado, registrando a maior mobilização comunitária da história, chegando a seu ápice em 2001 quando se reuniu mais de 1500 lideranças no Teatro da UFES para avaliar o Programa Estadual de Segurança Pública, denominado PROPAS.
Nesta direção, em 1996 foi realizada reunião no antigo Camburi Clube com a finalidade de criar o Conselho Interativo de Segurança de Jardim Camburi/CISJAC, evento este, que contou com a presença do seu maior incentivador, o Comandante-Geral da PMES, o Cel PM Carlos Magno da Paz Nogueira.
Criado o CISJAC tem como primeiro presidente, Capitão Edimilton Aguiar Ribeiro Junior, a época Comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão, situada na Rua Italina Pereira Mota em Jardim Camburi que serviu também como sede do conselho.
O mais antigo conselho da RMGV a 3ª Cia e CISJAC receberam a condecoração nos anos de 1999 e 2000 o certificado NÍVEL BRONZE de qualidade dos parâmetros para o modelo interativo de polícia conforme diretriz de instrução Nº 003/99 – 3ª EMG da PMES ficando entre os três melhores dos 129 conselhos ativos.
A partir de 2003, o que se viu foi à desmobilização dos conselhos, entre eles o CISJAC e consequentemente a diminuição da cooperação da comunidade na elaboração das políticas de segurança públicas, parcerias com as policias e coincidentemente a interrupção da curva de diminuição dos homicídios no ES.
Nasce em 2019, movimento, liderado pelo Coronel RR Jailson Miranda, de reativação do conselho Interativo de Segurança de Jardim Camburi, incluído como meta do eixo Ordem Publica do Plano Estratégico 2019/2022 da Associação Comunitária de Jardim Camburi/ACJAC, especialmente daqueles que vivenciaram o sucesso das práticas de segurança cidadã do ES da década de 90.
Institui-se assim Grupo de Estudo de revitalização do CISJAC com moradores lideranças comunitárias, e conclui pela criação do novo Conselho de Segurança, diante do marco legal do código civil e avanços dos conceitos da segurança com cidadania, além das dificuldades cartorárias encontradas.
Constitui-se, então, em 17 de março de 2021, o novo CISJAC agora sob a denominação de CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA COM CIDADANIA DE JARDIM CAMBURI – CONSEG/JC, pessoa jurídica de direito privado, constituído como associação, sem fins lucrativos e fins não econômicos, com número ilimitado de participantes, com objetivos cívicos, culturais e educacionais, e sua finalidade é colaborar com as questões de defesa social, especialmente aquelas ligadas à prevenção da criminalidade, sendo o canal de comunicação entre o Sistema de Segurança Pública e de Defesa Social e o cidadão - com vistas à parceria nas atividades de preservação da ordem pública, entidade de interesse público, tutelada pela Lei Federal nº 10.406/02.
Neste período de existência, especialmente nos últimos anos, o CONSEG JC desenvolveu importantes ações, tais como: Coordenação e elaboração do Plano Estratégico da Associação Comunitária de Jardim Camburi, Projeto Jardim Camburi contra Violência, Criação do Fórum de Segurança de Jardim Camburi, a Revitalização do Programa Educacional de Resistência as Drogas da PMES “Jardim Camburi diz sim a vida e não as Drogas com PROERD” e o programa ”Saúde Nota” para policiais militares e civis da Região Continental em parceria ArcleorMittal e Instituto Unimed Vitória, e por fim em desenvolvimento o projeto “Criação do Núcleo de mediação e Resolução Pacifica de Conflitos” em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves e Faculdade Estácio.
Para realizar suas atividades, ações e projetos, o CONSEG contou com apoio dos seguintes parceiros: 12ª Cia Independente da PMES, 5º Distrito Policial da PCES, Guarda Municipal de Vitória, Associações Comunitárias, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG, Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil - ACACCI, Maçonaria, Igrejas, ALES, Câmara Municipal de Vitória entre outras entidades representativas do conselho. Dos resultados alcançados com sua atuação no decorrer dos anos de existência, podemos citar: Maior integração das Instituições de segurança pública da região, melhoria da interação comunitária (Associações, município e policias), cooperação na diminuição dos índices de criminalidade, revitalização do Programa Educacional de Resistências as drogas - Proerd na região Continental de Vitória e atendimento de mais de 200 policiais na atenção a saude física e mentais da região continental com o programa Saude Nota 10.
Apesar do pouco tempo de criação, o Conseg JC que tomou como preceito a segurança pública como um dever e obrigação de todos os cidadãos, e seus membros aceitaram lutar por melhorias, criando assim um conselho que fosse capaz de ter representação e assim levar e cobrar do poder executivo ações para garantir segurança.
Relação dos homenageados:
Relação dos homenageados:
- Jailson Miranda – Presidente e idealizador do Conseg JC;
- Aloisio Roberto da Silva – Vice-presidente (atualmente Presidente em exercício);
- Iberê Arruda – Diretor Administrativo e Financeiro;
- Gustavo de Souza Alves Tononi– 2º Diretor Administrativo;
- Álvaro Roque Tosta da Cunha – Segundo Diretor Financeiro;
- Michele Gasparini de Miranda – Assessora jurídica e projetos;
- Helder Costa – Presidente do Conselho Fiscal;
- Jomas Barbosa de Oliveira – Conselheiro Fiscal;
- Carlos Antônio da Silva – Conselheiro Fiscal;
- Olympio Barcelos Neto – Conselheiro Fiscal;
- Lillian Thais - Membro Fundadora do Conseg JC;
- Aloísio José Muruce – Membro Fundador do Conseg JC;
- Jorge Luiz de Miranda – Idealizador do Programa Saúde Nota 10 para policiais;
- Fabiano de Assis Rosa - Membro Técnico - Delegado da 5ª DP J. Camburi;
- Ricardo Antônio Montoito Bergmann – Representante e Colaborador;
- Tenente Luiz Antônio Leal Fernandes – Membro Técnico e incentivar do Conseg JC;
- Barbara Cabalero - I.J.S.N. – Colaboradora do Instituto Jones dos Santos Neves e Observatório da Segurança Cidadã.
- Nice Fisicaro – Membro da Comunidade
- Bruno Malias – Conselheiro Fiscal
- Delza Lima Machado Cruz – Representante da Associação Capixaba contra o Câncer Infantil – ACACCI no Conseg JC
- Antônio Carlos Silva Marques - Membro Fundadora do Conseg JC
- Georgia da Silva Noronha - Membro Fundadora do Conseg JC
- José Silvério de Almeida - Membro Fundador do Conseg JC
- Roberta José Martins Gasparini - Membro Fundadora do Conseg JC
- Marcelo Fernandes Freitas – Membro técnico – Policial Civil
- Jesse Pereira - Membro técnico – Policial Civil
- Christian Silva Martins - Membro técnico – Policial Civil
- Barbara Paulino do Couto - Membro técnico – Policial Civil
- Lucas Dorotea Carvalho - - Membro técnico – Policial Civil
- Flavia Eugênia Reisen Lecchi - - Membro técnico – Policial Civil
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|