HISTÓRICO
BREVE HISTÓRICO
A gestão democrática da segurança no estado tem sua gênese com a criação do Conselho Interativo de Segurança de Guaçuí/CISEG em 1994, idealizado pelo então Capitão Júlio César Costa. Pela primeira vez se reuniam prefeito, vereadores, juízes, promotores representantes da PM, PC, Igrejas e comércio para discutirem e solucionarem problemas de forma organizada e permanente.
A Polícia Militar adota a política de implantação e implementação da Policia Interativa, aos moldes de Guaçuí, criando mais 100 conselhos em todo estado, registrando a maior mobilização comunitária da história, chegando a seu ápice em 2001 quando se reuniu mais de 1500 lideranças no Teatro da UFES para avaliar o Programa Estadual de Segurança Pública, denominado PROPAS.
Nesta direção, em 1996 foi realizada reunião no antigo Camburi Clube com a finalidade de criar o Conselho Interativo de Segurança de Jardim Camburi/CISJAC, evento este, que contou com a presença do seu maior incentivador, o Comandante-Geral da PMES, o Cel PM Carlos Magno da Paz Nogueira.
Criado o CISJAC tem como primeiro presidente, Capitão Edimilton Aguiar Ribeiro Junior, a época Comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão, situada na Rua Italina Pereira Mota em Jardim Camburi que serviu também como sede do conselho.
O mais antigo conselho da RMGV a 3ª Cia e CISJAC receberam a condecoração nos anos de 1999 e 2000 o certificado NÍVEL BRONZE de que
realidade dos parâmetros para o modelo interativo de polícia conforme diretriz de instrução Nº 003/99 – 3ª EMG da PMES ficando entre os três melhores dos 129 conselhos ativos.
A partir de 2003, o que se viu foi à desmobilização dos conselhos, entre eles o CISJAC e consequentemente a diminuição da cooperação da comunidade na elaboração das políticas de segurança públicas, parcerias com as policias e coincidentemente a interrupção da curva de diminuição dos homicídios no ES.
Nasce em 2019, movimento de reativação do conselho Interativo de Segurança de Jardim Camburi, incluído como meta do eixo Ordem Publica do Plano Estratégico 2019/2022 da Associação Comunitária de Jardim Camburi/ACJAC, especialmente daqueles que vivenciaram o sucesso das práticas de segurança cidadã do ES da década de 90.
Institui-se assim Grupo de Estudo de revitalização do CISJAC com moradores lideranças comunitárias, e conclui pela criação do novo Conselho de Segurança, diante do marco legal do código civil e avanços dos conceitos da segurança com cidadania, além das dificuldades cartorárias encontradas.
Constitui-se, então, em 30 de março de 2021, o novo CISJAC agora sob a denominação de CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA COM CIDADANIA DE JARDIM CAMBURI – CONSEG/JC, pessoa jurídica de direito privado, constituído como associação, sem fins lucrativos e fins não econômicos, com número ilimitado de participantes, com objetivos cívicos, culturais e educacionais, e sua finalidade é colaborar com as questões de defesa social, especialmente aquelas ligadas à prevenção da criminalidade, sendo o canal de comunicação entre o Sistema de Segurança Pública e de Defesa Social e o cidadão - com vistas à parceria nas atividades de preservação da ordem pública, entidade de interesse público, tutelada pela Lei Federal nº 10.406/02.
FOTOS DO GRUPO DE ESTUDO