Ficou o sonho

11 de dezembro de 2022

Ficou o sonho

Data de Publicação: 11 de dezembro de 2022 08:43:00 *“Ficou o sonho!”.* Estávamos no epílogo de nossa carreira no serviço ativo do oficialato. Desde cedo havíamos nos associado àqueles que tínhamos como exemplares na Instituição, firmando o aprendizado de que o *militarismo é a religião do exemplo.* Na PMES encontramos companheiros que nos serviram como faróis, entre esses estão os hoje coronéis, José Amarílio Semedo Boni, Guilherme Coelho da Rocha, Paulo Domingos Deorce, Ernani de Siqueira Pádua Filho, todos, homens notáveis, cada um ao seu

Compartilhe este conteúdo:
Título:

*“Ficou o sonho!”.*
 
Estávamos no epílogo de nossa carreira no serviço ativo do oficialato. 

Desde cedo havíamos nos associado àqueles que tínhamos como exemplares na Instituição, firmando o aprendizado de que o *militarismo é a religião do exemplo.*

Na PMES encontramos companheiros que nos serviram como faróis, entre esses estão os hoje coronéis, José Amarílio Semedo Boni, Guilherme Coelho da Rocha, Paulo Domingos Deorce, Ernani de Siqueira Pádua Filho, todos, homens notáveis, cada um ao seu próprio estilo.

Escolhemos, desde cedo, trilhar um caminho no qual poderíamos ajudar a manter a história da Corporação, escrevendo também novas páginas, a muitas mãos, sobre o memorial de feitos históricos e heróicos da briosa.

Durante todo o tempo na ativa, passamos por inúmeros “vales e montanhas”, sem nunca desistir ou mesmo abster-nos de lutar pelos princípios e ideais, que desde o berço alegrense emolduraram nosso caráter.

Cada oportunidade se transformava numa nova paixão. *Não poderia dar errado aquilo que era certo.* As conquistas seriam maiores do que as perdas!

Apoiados, entre outros, por visionários oficiais, como Carlos Magno da Paz Nogueira, Ênio Chaves dos Reis, João Antônio da Costa Fernandes, Pedro Delfino, Renato Duguay Siqueira; José Nivaldo Campos Vieira, Jones da Silva Mattos, Eliazer Costa Vieira, Marcus Antônio Konieczna do Amaral, Josette Baptista, Jailson Miranda, José Augusto Picolli de Almeida, Sandro Roberto Campos, Saulo Souza Libardi, Roberto Martins,  Alcemar Teixeira Xavier, entre muitos outros, importantes projetos nacionais foram embrionados, dentro da “Casa de Maruípe”.

A educação remota, chamada de ”Instrução Modular"; a interatividade social, através da “Polícia Interativa”; a prospecção do futuro por meio do ”Projeto a PMES rumo ao 3º Milênio - P3M”; a primeira política de segurança pública do ES, pelo inovador “Propas”; a informatização completa pela ”Intranet da Segurança e Portal da PMES”; e o necessário e inventivo ”Plano Diretor de Logística - PDL sedimentaram a presença da PMES na história evolutiva da Polícia brasileira.

Ao nível endógeno, enfrentamos outros desafios. Com a “CAEOFIL” - Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária, Financeira e Logística, sob a direção do novo e *leal amigo, coronel Walter Pacheco Falci,* equacionamos, em 2004, o sério desequilíbrio de gestão orçamentário-financeira, aprumando e nivelando as Finanças da PMES.

Antes, aceitamos, a convite do governador José Ignácio Ferreira, uma inopinada missão, a de, como Interventor militar, liquidarmos a então falida Empresa de Processamento de Dados  - “Prodest”. Em apenas 23 meses, em vez de fechá-la e demitir centenas de chefes de famílias, *a tornamos, em feito inédito, na 1ª Empresa pública certificada com o ISO 9001 no ES,* agora denominada de Instituto de Tecnologia capixaba.

É certo que a Bíblia ensina que ”o coração do homem faz planos, mas o desígnio certo vem do Senhor”.

Assim, como afirmamos no início, no epílogo da carreira no oficialato, ainda esperançoso em fazer mais, para nós, o que restou, pela vontade de Deus, foi que víssemos nosso sonho profissional ser realizado,
*faltando apenas o assento mor da Instituição mais leal e fiel dos capixabas, a PMES.*

*Ficou apenas o sonho!*
 
Vitória – ES, 11 de dezembro de 2022.
 
Júlio Cezar Costa é coronel da PMES e Associado Sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário