JARDIM CAMBURI DIZ SIM A VIDA E NÃO AS DROGAS COM PROERD

JARDIM CAMBURI DIZ SIM A VIDA E NÃO AS DROGAS COM PROERD

Implementar ações de prevenção, visando a redução da violência e criminalidade e o uso abuso de drogas através do Proerd na área da 12ª Cia - Vitória.

Compartilhe este conteúdo:

PROJETO

“Jardim Camburi diz sim a vida e não as drogas com Proerd”

 

  1. Síntese da demanda:

Implementar ações de prevenção, visando a redução da violência e criminalidade e o uso abuso de drogas através do Proerd na área da 12ª Cia - Vitória. 

  1. Observação: 

O tema drogas tem sido amplamente discutido na atualidade, não apenas por causa da onda de criminalidade, mas pelo efeito que ela proporciona na vida das famílias. Crianças e adolescentes são os mais propensos à dependência, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistir aos muitos apelos e incentivos ao uso. Dizer sim a vida e não às drogas e à violência é um desafio superior à capacidade individual de reflexão e tomada de posicionamentos de muitas das crianças e adolescentes inseridos nesse contexto, por não encontrarem referenciais de discussão sobre como lidar com o ambiente de oferta e estímulo ao uso dessas substâncias.

Assim, escola, comunidade e policia com objetivo de minimizar e reduzir a demanda pelas drogas por meio da prevenção do abuso de álcool, tabaco e outras substâncias ou produtos capazes de causar dependência a jovens estudantes do Ensino Fundamental, através do CONSEG JC e 12ª Cia Independente da PMES lança o Projeto “Jardim Camburi diz sim a vida e não as drogas com Proerd” realizará em 2022 ações de prevenção primária ao uso e abuso de drogas psicoativas, visando a redução da violência e da criminalidade, através do fortalecimento e retorno Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd e ações sociais nos quarteis e praças da cidade na região Continental de Vitória, pós período de pandemia do Covid.

Assim, fortalecer o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, na região continental de Vitória junto à 12ª Companhia Independente com sede em Jardim Camburi, objetiva prevenir o uso e o abuso de drogas psicoativas, em especial o crack, por meio do fortalecimento de fatores de proteção às crianças e adolescentes no ambiente escolar, bem como atuar com adultos no Currículo Proerd para Pais (Comunitário) e nas palestras.

 

  1. Tipo de solicitação:

Desenvolvimento de projeto comunitáriO.

  1. Objetivos do projeto:

Reduzir a demanda do uso e abuso de drogas por meio da prevenção primária, afastando as comunidades abrangidas de fatores capazes de causar dependência psíquica, em especial às crianças e a adolescentes, em idade escolar do Ensino Fundamental.

Diminuir e controlar os índices de violência através de medidas preventivas de longo prazo voltadas a intervir na origem, construindo uma cultura de paz através de ações educacionais envolvendo a Escola, Família e a Polícia.

Capacitar pais e familiares a auxiliarem crianças e adolescentes a buscarem a autonomia reflexiva e aptidões para não se envolverem em atos violentos e uso de drogas.

Expandir o Proerd para toda região continental de Vitória, dotando os instrutores com materiais necessários ao desempenho da atividade docente, tais como: projetor multimídia, notebook e caixas amplificadas, propiciando aos instrutores do Proerd a utilização dos recursos didáticos e tecnológicos disponibilizados para cada lição com as crianças, adolescentes e adultos (pais). Ressaltamos que a aquisição dos materiais relacionados será um importante vetor para o atingimento do objetivo geral pretendido.

Envolver a tríade: escola, família e polícia com a comunidade civil organizada na ação de enfrentamento da problemática das drogas e da violência;

Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas (Proerd);

Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunitarização no ambiente escolar;

Ampliar para alcançar abrangência de 600 (seiscentos) alunos das escolas que possuem o 5º Ano do Ensino Fundamental na Região Continental de Vitória.

Desenvolver o programa para atender o 7º Ano do Ensino Fundamental, atingindo a 100 (cem) alunos em 2022.

Desenvolver o programa para atender a Educação Infantil nos seus anos iniciais do Ensino Fundamental, atingindo a de 300 (trezentas) crianças em 2022.

Formar 200 (duzentos) pais no currículo Proerd comunitário para pais em 2022.

Atender 1500 crianças e adolescentes em palestras como resistir as drogas com Proerd nas escolas. 

Compartilhe este conteúdo: